quarta-feira, 13 de maio de 2020

FUTEBOL AMADOR: UM POUCO DA HISTORIA RECENTE DA ARBITRAGEM DE CAMPINAS.

Em 1996 a Liga Campineira de Futebol, pensando em renovar o seu quadro de árbitros lançou o Curso de Formação e Capacitação de Árbitros de Futebol, na ocasião foi ministrado pelo colaborador e instrutor de arbitragem Marco Antonio Ribeiro, dando inicio a Escola de Arbitragem Futebol da Liga Campineira, que hoje tem o seu nome.

Wagner Gargantini, José Carlos Araujo e Valter Ferreira Mariano 

Árbitro Rafael Porcari
A turma de 1996 tinha 36 alunos formados sendo que cinco deram continuidade fazendo o curso na Federação Paulista de Futebol. Segundo o instrutor Marco Antonio Ribeiro considera que foi um dos melhores cursos que Liga coordenou capacitando bons árbitros de futebol com destaque para dois que seguiram juntamente com outros três a carreira na arbitragem profissional.

“EAMAR – Escola de Arbitragem Marco Antonio Ribeiro”

Um deles é o árbitro jundiaiense Rafael Porcari, que viajava cerca de 120 km entre vinda e ida para assistir as aulas em Campinas. Rafael Porcari juntamente com Valter Ferreira Mariano entrou na FPF na turma de 1996/1997. Segundo as contas de Rafael Porcari foram 703 jogos atuados sendo 368 oficiais. Hoje Rafael é Professor Universitário em Ciências Gerenciais, Administrador de Empresas e Comentarista Esportivo.

Além do Rafael Porcari (Jundiaí) e Valter Ferreira Mariano, os outros três que ingressaram na Federação Paulista foram: Clodoaldo de Oliveira, Ivo Ananias e Elton Correia Primo. Elton segue prestando serviços a Federação como fiscal nos jogos do profissional. Desta turma também tiveram destaque atuando no futebol não profissional outros árbitros, podemos dar ênfases para Wagner Gargantini e José Carlos Araujo, que foram protagonistas numa época de ouro da arbitragem campineira.  

Nenhum comentário:

Postar um comentário