quinta-feira, 14 de maio de 2020

ENTREVISTA: “CAFÉ COM O TÉCNICO DA METROPOLITANA” ABRE O QUADRO COM A PARTICIPAÇÃO DO TÉCNICO LUIZ FERNANDO DO MANCHA.

Seguimos com o quadro de entrevistas “Café com o técnico da Metropolitana” com os técnicos das equipes da XXI Copa Metropolitana de Futebol Amador de Campinas “Libertadores do Interior”.

O nosso convidado é o técnico do Mancha Futebol e Samba da cidade de Cosmópolis, Luiz Fernando Julio Silveira, 38 anos, natural de Cosmópolis interior de São Paulo, Técnico de segurança do trabalho.

Amador News Campinas: Olá, Luiz Fernando! Bom dia. É uma satisfação enorme recebê-lo no “Café com o técnico da Metropolitana” sendo o nosso quinto entrevistado. Também agradecer a diretoria pela recepção da nossa equipe aqui na sede do Mancha Futebol e Samba.

Luiz Fernando: Bom dia Valter, primeiro é uma alegria estar aqui com você, e em nome do Mancha parabenizá-lo pelo quadro “Café com o técnico da Metropolitana”.


Amador News Campinas: Luiz Fernando quando foi sua chegada ao Mancha?

Luiz Fernando: Mauricio, meu pai, é um dos fundadores do Mancha, tanto ele como eu amamos o futebol, estamos juntos desde o inicio do clube.

Amador News Campinas: Luiz fala um pouco da sua carreira futebolista como técnico...

Luiz Fernando: Sempre joguei e tenho esse jeito de liderança de chamar a responsabilidade para mim. Como técnico fui campeão do Amador e da Copa Cosmópolis entre outras conquistas locais. No futsal, fui campeão do Veterano, Inter-empresas e jogando fui campeão no futsal em Cosmópolis. Mesmo sendo vice-campeão e tendo a cultura brasileira de não dar valor ao segundo lugar, eu tenho como minha maior vitoria o vice-campeonato da Copa Metropolitana de 2016.

Amador News Campinas: Qual o seu técnico preferido ou que você se identifica?

Luiz Fernando: Gosto do trabalho do Luiz Felipe Scolari “Felipão”. Sua postura de líder nato sem medo de falar o que pensa. Sempre na beira do campo gritando, gesticulando, procurando corrigir o posicionamento, incentivando. São características de quem não gosta de perder. Eu me espelho nele, não fico na beira de campo quieto, procuro mesmo se for aos berros elevar a moral dos meus jogadores em campo.

Amador News Campinas: Como técnico você tem carta branca para indicar as contratações e nas escalações?

Luiz Fernando: As contratações e renovações com os jogadores são dialogadas amplamente entre eu, minha comissão técnica e a diretoria do Mancha. Em relação ao time no que se referem à escalação as decisões são minhas. O cargo de técnico implica em uma confiança mutua entre as partes. Essa confiança que recebo da diretoria e compartilhada com minha comissão técnica.

Amador News Campinas: Você trabalha com uma comissão técnica, se sim quais os nomes e função?

Luiz Fernando: Na nossa comissão técnica trabalhamos em equipe, criando no esforço coletivo para dar soluções quando surgem as duvidas e problemas, buscando a melhor opção para o time buscar o resultado positivo. Minha comissão e composta pelo meu pai (Mauricio), Duda, Pedrão, Tião Leite e Zé Geraldo, juntos somos um só na beira do campo.

Amador News Campinas: Como é semana para preparar o time próxima partida, o dia-a-dia?

Luiz Fernando: No futebol amador nada é fácil, você tem uma relação de jogadores inscritos, na semana do jogo inicia os contatos com eles, ai percebe que nem todos confirmaram presença. Dentre os que não confirmaram tem um jogador peça chave no seu esquema tático e você tem que alterar tudo. Isso é apenas um dos fatores que torna a semana tensa.

Amador News Campinas: Em que momento da partida você fica mais nervoso: no início, durante ou no final?

Luiz Fernando: Venho ansioso pro jogo devido à semana. Essa adrenalina só abaixa quando todos os jogadores que confirmaram presença estão no vestiário. Resumindo, somente com a vitória o nervosismo vai dar lugar à tranqüilidade.  

Amador News Campinas: Como se sente quando o seu time perde a partida?

Luiz Fernando: A grande maioria dos amantes do futebol entende que para vencer, alguém tem que perder. Mas o problema é perder! Fico chateado, emburrado, meio de canto. Passado um tempo, reflito os erros que levaram o meu time a derrota, tiro desta analise a correção para não mais cometer os mesmo erros no próximo jogo.

Amador News Campinas: Você prefere trabalhar com jogadores veteranos ou com principiantes?

Luiz Fernando: Mesclar é a melhor opção no futebol amador. Não se pode montar um time só jogador experientes acaba não tendo uma jogada de velocidade e tudo, o legal é mesclar experientes com jovens para ter a intensidade, a velocidade, a molecagem. E com a experiência em momentos do jogo ter sabedoria de fazer as coisas da melhor maneira.

Amador News Campinas: Com o atual elenco o Mancha pode fazer boa campanha e brigar pelo título da Copa Metropolitana?

Luiz Fernando: Sim! Nosso elenco conta com jogadores remanescentes de varias temporadas, temos um entrosamento natural, com a chegada de bons jogadores temos um time capaz de brigar de igual com todos os demais times da competição

Amador News Campinas: A torcida pode fazer a diferença ao longo da competição?

Luiz Fernando: Torcida pode fazer a diferença se você não cuidar do emocional dos seus jogadores. Exemplo, quando jogar fora de casa, contra um time que tem uma torcida fanática e preciso trabalhar o emocional no sentido que a torcida não entra em campo, fica lá fora “xingando querendo o nosso couro", a reposta é jogar futebol. O Mancha não tem uma legião de torcedores, contudo os que acompanham estão na arquibancada nos dando incentivo.

Amador News Campinas: Como é o seu relacionamento com a torcida? Ela faz muita pressão sobre as suas decisões?

Luiz Fernando: Como eu disse nossa torcida não é grande, porém são exigentes demais! Minha relação com os torcedores é tranqüila, eles me respeitam como eu também respeito eles. Cobrança, pressão, exigência pelo resultado positivo isso ocorre com todos os técnicos, sem perdão!

Amador News Campinas: Como você divide seu tempo entre a família e o futebol?

Luiz Fernando: Minha família vem em primeiro! A frente do trabalho e do futebol. Sou casado, tenho dois filhos, curto muito está com eles, nas horas vagas sempre arrumo algo para fazemos juntos. O futebol esta no sangue da família passou do meu pai pra mim e minha família sabe disso me dando apoio.

Amador News Campinas: Luiz Fernando, eu quero agradecer de coração a sua participação, foi sem duvida um bate-papo bem legal e bem espontâneo, um show de entrevista. Também agradecer ao Mauricio e os demais diretores pelo delicioso Coffee break servido aqui na sede do Mancha e desejar sucesso na Copa Metropolitana.

Luiz Fernando: Valter, em nome de toda a comunidade do Mancha, sou eu que agradeço a oportunidade de fazer parte deste quadro de entrevista e pela sua presença aqui na sede do clube onde você sempre será bem vindo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário