terça-feira, 12 de maio de 2020

ENTREVISTA: “CAFÉ COM O TÉCNICO DA METROPOLITANA” ABRE O QUADRO COM A PARTICIPAÇÃO DO TÉCNICO TEIA DO UNIDOS DA VILA.

Seguimos com o quadro de entrevistas “Café com o técnico da Metropolitana” com os técnicos das equipes da XXI Copa Metropolitana de Futebol Amador de Campinas “Libertadores do Interior”.

O nosso convidado é o técnico Marcelo Lobato “Teia” do Unidos da Vila cidade de Sumaré, atual campeão da Copa Metropolitana. Natural de Campinas, 45 anos, Mecânico de manutenção. Teia está no top’s 10 da região, um dos técnicos mais requisitados e badalados do momento.

Amador News Campinas: Bom dia, Teia. Obrigado pela sua participação aqui com a gente no Café com o técnico da Metropolitana hoje sendo realizada no Reduto Azul, sede do Unidos da Vila.

Teia: Muito bom dia Valter. Eu cumprimento a todos os diretores e torcedores que estão aqui no Reduto Azul e agradecer o convite para participar do quadro Café com o técnico da Metropolitana.

Comissão técnica do Unidos da Vila: Rogério, Marcelo Teia e Gil. 
Amador News Campinas: Teia quando foi sua chegada ao Unidos da Vila?

Teia: Cheguei ao Unidos da Vila em janeiro de 2019. Atraído pela "boa estrutura" oferecida pelo clube, pelo "bom projeto" apresentado pela diretoria e a chance de disputar a Copa Metropolitana, comandando um time que tem uma das maiores torcidas da região, a “Fúria Azul”. Meu nome foi indicação do Mineiro (atleta) e do Fabinho um dos diretores do clube.

Amador News Campinas: Você é um técnico vencedor no futebol amador da região, está na lista dos chamados “top’s 10”, fala desta trajetória vitoriosa...

Teia: Inicie minha carreira em 2003 na Associação Atlética Jardim Lúcia, clube da região do Matão aonde eu morro. Com o Jardim Lúcia fui campeão da Copa Matão, da segunda divisão e da primeira divisão. Com o Camarões, outro time do Matão, fui duas vezes campeão da primeira divisão. Com o Fumaça, clube mais popular da região do Matão foi campeão duas vezes da primeira divisão e uma da Copa Matão. Também tive dois vice-campeonatos da primeira divisão, um com o Fumaça e outro com Nova Era.  Da Copa Metropolitana fui vice-campeão com o Fumaça em 2017 e campeão com o Unidos da Vila em 2019.

Amador News Campinas: Qual o seu técnico preferido ou que você se identifica?

Teia: Identifico-me com o Vanderlei Luxemburgo. Um técnico rico em conhecimento tático sabe como ninguém anular o ponto forte dos adversários. Usa a psicologia para resgatar a auto-estima dos atletas, o professor pra mim.

Amador News Campinas: Como técnico você tem carta branca para indicar as contratações e nas escalações?

Teia: Tenho “carta branca”, mas ela não significa que posso tudo e todos devem me obedecer, eu só conseguirei alcançar as vitorias se todos somarem esforços para o sucesso do grupo. Entendo que toda a decisão inerente ao time passa por um dialogo aberto e transparente entre eu, minha comissão técnica e diretoria do clube.

Amador News Campinas: Você trabalha com uma comissão técnica, se sim quais os nomes e função?

Teia: Minha comissão técnica é nota 10! São pessoas que tenho maior estima e considerações são como irmãos. Remando sempre na mesma direção, sou o capitão do barco e eles são meus imediatos passando fielmente aos atletas as minhas instruções. Gil e Rogério duas pessoas que dispensa comentários, profissionais acima de tudo e ambos tem o sangue azul do Unidos da Vila na veia.

"A Fúria Azul é diferente, é alegre, é maloqueira, fazem uma festa como ninguém"

Amador News Campinas: Como é semana para preparar o time próxima partida, o dia-a-dia?

Teia: Semana de preparação começa logo em seguida com o termino do jogo, no vestiário abordando todos os jogadores sobre a importância da próxima partida. Na semana em conjunto com a diretoria fazemos a logística com os que assumiram o compromisso de estarem conosco no fim de semana e minha comissão busca informações sobre o adversário para definimos a melhor estratégica a ser usada.  

Amador News Campinas: Em que momento da partida você fica mais nervoso: no início, durante ou no final?

Teia: O nervosismo infelizmente está presente antes, durante e após a partida. O ritmo frenético, a pressão pela vitoria, necessidade das repostas e soluções rápidas para os mais variados problemas eleva o termômetro da adrenalina. Neste momento conto com ajuda da comissão técnica para cessar o quanto antes a situação e procurar restabelecer a calma para não cometer erro e passar tranqüilidade aos jogadores.  

Amador News Campinas: Como se sente quando o seu time perde a partida?

Teia: Ninguém gosta de perder! Quando saímos derrotados procuro amenizar conversando com cada um dos atletas, dizendo onde erramos e possibilitamos ao adversário explorar nossa falha. Em cima dessa conversa passo como vamos corrigir para o próximo jogo.

Amador News Campinas: Você prefere trabalhar com jogadores veteranos ou com principiantes?

Teia: Me fala como desfazer de um jogador experiente acostumado com decisões, jogos de rivalidades, jogos tensos etc. Eu seria ‘burro’ se abrisse mão desse jogador. A mescla maturidade e juventude são prescindíveis para ter um time equilibrado em campo.    

Amador News Campinas: Com o atual elenco o clube pode fazer boa campanha e brigar pelo título da Copa Metropolitana?

Teia: Nós vamos brigar pelo bi-campeonato. Se nós vamos ganhar ou não a questão é de momento, mas que nós vamos brigar vamos sem duvida.

Amador News Campinas: A torcida pode fazer a diferença ao longo da competição?

Teia: A energia, intensidade e apoio dos torcedores nos jogos é unanimidade no Unidos da Vila, não há um jogador sequer que não exalte a Fúria Azul. O próprio clube reconhece o torcedor como seu maior patrimônio e, justamente por isso, que o Unidos é o time do povo.    A Fúria Azul é diferente, é alegre, é maloqueira, fazem uma festa como ninguém. Tenha isso em mente, ela faz a diferença.

Amador News Campinas: Como é o seu relacionamento com a torcida? Ela faz muita pressão sobre as suas decisões?

Teia: Cheguei ao clube com restrições de muitos, um técnico que sempre dirigiu equipes do Matão, veio fazer o que no Picerno. Com o passar dos jogos a torcida foi me conhecendo, hoje, não sou 100%, a rejeição é muito menor. Ser cobrado pelo resultado positivo é normal, principalmente vindo da torcida, ela quer ver sempre o Unidos da Vila vencendo os jogos.
  
Amador News Campinas: Como você divide seu tempo entre a família e o futebol?

Teia: Eu aprendi que não importa quanta seriedade a vida exija de você, cada um de nós precisa do apoio da família. No futebol eu tenho esse apoio. Sou casado, apaixonado pela minha esposa, tenho dois filhos, um com 18 e outro com 8 anos, juntamente com a mãe deles são a razão da minha vida.

Amador News Campinas: Teia quero te agradecer pela entrevista. Foi uma manhã muito agradável aqui no Reduto Azul, com você e os demais diretores e desejar ao Unidos da Vila sucesso na caminhada pelo bi-campeonato da Copa Metropolitana.

Teia: Eu que agradeço a oportunidade, obrigado pela lembrança… Foi um bate-papo muito produtivo com perguntas bem elaboradas. O quadro de entrevista está sendo muito importante para os técnicos em geral. Acho que o seu trabalho divulgando o futebol amador sem dúvida alguma tem tudo para crescer mais ainda. Acredito que você acertou em cheio fico muito feliz e parabenizo pela iniciativa… Também quero agradecer à diretoria e a Fúria Azul pela confiança na minha pessoa, obrigado um grande abraço a todos.

2 comentários:

  1. Teia um cara sem palavras humilde e de um coração gigantesco na minha opinião o maior entendedor de futebol que já vi na várzea um monstro 👏🏾👏🏾👏🏾

    ResponderExcluir
  2. Muito sucesso pra vc meu querido primo vc merece ❤️❤️

    ResponderExcluir