terça-feira, 30 de junho de 2020

FUTEBOL AMADOR: UNIDOS DO VIRGÍLIO BASSO, 29 ANOS DE HISTÓRIA.

A idéia inicial era ter um grupo de amigos, no qual pudessem se reunir aos fins de semana jogar futebol e curtir uma resenha. Sem se ater ao lado de competições ou com pretensões maiores, um dos principais objetivos do grupo é de se juntar e garantir boas risadas e diversão, além é claro, da prática do esporte mais popular do planeta.

Campeão da 1ª Divisão do Campeonato de Futebol Amador de Sumaré.
Com o passar dos fins de semana o brincadeira de apenas jogar futebol por diversão foi ficando pra trás, Messias “Jabuti”, Laércio (In memória), Bil, Célio Dias e Daniel “Bigode” decidiram que o grupo precisava de algo mais, um desafio, foi aí que surgiu a idéia de constituir um time de futebol propriamente dito.  E no dia 20 de janeiro de 1991 nascia o Unidos do Virgílio Basso.

Grupo sempre for unido e dedicado ao futebol, e dessa fidelidade surgiu o nome do clube, Unidos, pelo fato do grupo ser realmente unido e Virgílio Basso por ser o bairro aonde o time foi criado. As cores do clube ao longo dos anos tiveram inúmeras tonalidades, hoje o azul e branco prevalece como as cores oficiais do clube.

Há um ano de completar três décadas de fundação e ao longo destes anos muitos atletas se destacaram no futebol amador sumareense vestindo a camisa do Unidos do Virgílio Basso, entre eles podemos citar Laércio centroavante, Maurício atacante, Marcão Mezenga, Luciano zagueiro, Edvaldo médio-volante, Dirceu zagueiro e Japão atacante, Naninha centroavante. Têm muitos outros que poderíamos citar que estão eternizados na historia do clube.

O Unidos do Virgílio Basso se orgulha de muitas pessoas que passaram pelo clube e contribuíram para historia do futebol sumareense e se tornaram celebridade no cenário nacional.  Wagner Santos de Souza Dias, mais conhecido como Waguinho Dias, passou pelo clube, hoje é um técnico campeão brasileiro conquistando o titulo no Campeonato Brasileiro de Futebol da Série D em 2019 pelo Brusque de Santa Catarina.

Douglas Japonês (Guarani), Robson (Coritiba/PR), Mayco Félix (Santa Cruz/PE) são jogadores que passaram pelo clube e estão atuando no futebol profissional.

São 29 anos de futebol com muitas conquistas entre as principais estão os dois títulos de campeão da Primeira Divisão de Sumaré, 1998 e 2018, os dois acessos com título de campeão em 1997 e 2014 (2ª Divisão), o bi-campeonato da categoria veteranos 1999/2000, juniores em 1998, entre outros que fazem parte da galeria de troféus do Unidos do Virgílio Basso.

No ano passado (2019) o clube fez uma campanha regular para boa na Primeira Divisão, chegou à fase de oitavas de final sendo eliminada pelo Guarani Sumareense pelo placar 1 a 0, mesmo tendo o empate a seu favor a equipe não conseguiu reverter o placar adverso e deixou o sonho do tri-campeonato para 2020.

A atual diretoria do clube é composta pelo Messias “Jabuti!” presidente, Rodrigo, Renato Reis, Daniel Becker, Gu, Diogo, Ju, completo o quadro de diretores. Na comissão técnica o catedrático técnico Robson “Bocão” segue no comando.

No atual elenco o técnico Robson Bocão explica que não tem nenhum Pelé em seu time, contudo a união do grupo faz a força em campo. “Sem demagogia o destaque do meu time é o grupo, os jogadores são muito unidos, fácil de trabalhar, todos amam vestir a camisa azul e branca do Unidos do Virgílio Basso.

O Unidos do Virgílio Basso sempre foi um time de amigos e se orgulha disso, sua torcida é formada pelos amigos que sempre estão juntos com o clube nos jogos. “Não temos uma torcida organizada, temos muitos simpatizantes que acompanha e nos ajuda nas vendas dos produtos oficias e nos eventos para arrecadar fundos para a sustentabilidade do clube ao longo do ano.” Explica um dos diretores do clube.

Nenhum comentário:

Postar um comentário