quarta-feira, 10 de junho de 2020

FUTEBOL AMADOR: DIEGO FELIX, O BRASILEIRO QUE JOGOU EM MACAU

Diego Felix Borges ou Diego Felix, meia-atacante de 32 anos, jogador de estatura mediana, possui rapidez, habilidade para o drible, bom passe e boa visão de jogo.

Diego iniciou sua trajetória no mundo da bola aos 7 anos de idade num projeto social de seu pai no Jardim Brasil na cidade de Indaiatuba. Onde nasceu e foi criado, dando os primeiros passos para o futebol.

Diego Felix, jogando pelo Vila Formosa EC (Campinas)
Aos 11 anos recebeu convite para disputar o torneio internacional pelo Esporte Clube Primavera da cidade de Indaiatuba, em 6 jogos marcou 5 gols e foi vice-campeão. Seguiu nas categorias de base do clube, sub 15, 17 e sub 20, chegando a se profissionalizar.

Após uma tragédia 2006 que vitimou um amigo com morte, Diego resolve abandonar sua carreira, foram alguns meses sem tocar na bola. Retornando ao futebol jogando o Campeonato Paulista Sub-20 pelo Capivariano.

O Primavera 2007 fecha uma parceria com Racing Santander da Espanha. Diego Felix retorna ao fantasma da sorocabana para disputar o Campeonato Paulista sendo o artilheiro da equipe com 9 gols.

Diego inicia sua carreira internacional em Macau (China) em 2012. No Windsor Arch Ka I, conhecido antigamente por Associação Desportiva Ka I, clube fundado em 1985, que tinha sido tri-campeão da Liga de Elite do país. Diego foi artilheiro em duas temporadas.

No seu retorno ao Brasil, 2015, disputou o Campeonato Sul-Mato-Grossense pelo Comercial, se transferindo para a equipe capixaba da Desportiva Ferroviária, time de grande torcida, onde foi vice-campeão estadual.

Em 2017 retorna ao futebol internacional, novamente em Macau, pelo Kei Lun um clube que sempre brigava na parte de baixo da tabela da Liga da Elite. Foi sem duvida o maior desafia da sua carreira. O Kei Lun foi à surpresa do campeonato, venceu vários clubes favoritos terminando a competição em quarto lugar e em terceiro na Taça Macau O sucesso da equipe termina com o Tufão que devastou a cidade e com ela toda a estrutura do clube forçando o retorno de Diego para o Brasil.  

Em 2018, retorna ao futebol asiático desta vez na China, jogando pelo Péngyôu, em seguida se transfere para Sihui-Shi (2018/2019), em 2019, volta para o futebol de Macau, onde defende a equipe do Sporting Club.

Diego Felix explica que foi um sonho realizado jogar futebol fora do Brasil. “Foi algo maravilhoso, na época o futebol profissional estava crescendo no continente asiático, e, conhecer outra cultura foi pra mim uma experiência única.”

Diego Felix atualmente é professor e empresário, mantém em conjunto com o seu sócio Edivardo Aparecido de Lima “Didi” a Escolinha de Futebol da Vila Formosa, na divisa da cidade de Campinas e Valinhos. Nos finais de semana joga futebol pela equipe amadora da Vila Formosa.

Nenhum comentário:

Postar um comentário