Ídolos
no futebol normalmente são craques que foram decisivos na conquista de um clube
ou de uma seleção. Entretanto, muitas vezes a idolatria pode estar fora de
campo. Representada na figura de um dirigente. É o caso do Juares Pereira da
Silva ou simplesmente Porquinho, presidente do Vera Cruz.
Juares Pereira da Silva, 58 anos, natural de Cruzeiro D’Oeste interior do Paraná, pai de dois filhos, na infância sonhava em ser um grande jogador profissional, vestir a camisa amarelinha da seleção, entretanto o sonho não se realizou e Porquinho veio morra em Campinas.
Ainda no Paraná, Porquinho iniciou sua saga no futebol de várzea, aos cinco anos de idade subia na carroceria do caminhão escondido do pai para assistir os jogos do time da comunidade. Já em solo campineiro ingressou no Vera Cruz como jogador, depois como diretor, técnico, massagista e atualmente é o Presidente do clube.
Porquinho não tem certeza do ano, talvez seja 1989, que o Vera Cruz fez sua primeira partida oficial no Campeonato Amador organizado pela Liga Campineira de Futebol.
Desde que chegou a Campinas defende o clube do Jardim Florence e neste período conquistou vários títulos, como jogador, técnico e dirigente, entre as conquistas estão o Campeonato Municipal da Série Bronze de 1991 sendo vice-campeão no ano seguinte da Série Prata. Recentemente em 2019 foi campeão da Copa Fanático ao derrotar na final o Tubão City pelo placar 2 a 1 na Praça de Esportes do São Bernardo.
Porquinho explica como jogador era do tipo guerreiro dentro de campo e não gostava de perder nem no par ou ímpar. Jogo duro, porém não desleal, na bola, zagueiro brucutu de estatura de 1,54, para compensar seu tamanho em relação aos atacantes se posicionava bem. Mesmo com o seu tamanho, Porquinho riscou por varias vezes de jogar na posição de goleiro, segundo ele pegava até os pensamentos dos adversários.
Como principal gestor, Porquinho fala do futuro do Vera Cruz: Não estamos parados com a pandemia, pelo contrário trabalhando muito. Temos o projeto do Sócio-Torcedor que está indo muito bem com as adesões. Nossa loja virtual para comercialização das camisas e produtos oficiais do clube. Também tem o lado social que estamos arrecadando alimentos para ajudar as famílias necessitadas em nossa comunidade.
“Eu, João Paulo, Waguinho e o Diego, que são pessoas jovens que estão meu lado, trocamos idéias de como tudo deve ser feito, eu passo a minha experiência de vida e eles passam a visão da juventude, unimos os nossos pensamentos e tiramos o melhor para o Vera Cruz.” Explica Porquinho.
Aos 58 anos de vida o que motiva a seguir com o Vera Cruz é a paixão pelo futebol: "É vê os meus filhos jogar com a camisa amarela e preta. É presenciar a nossa torcida transformar a praça de esporte num caldeirão. Sentir a garra e vontade de vencer dos nossos atletas. E neste tempo de pandemia com a bola parada estou incompleto.” Se emociona Porquinho.
Não é só de futebol que Porquinho curti como esporte, gosta de automobilismo, basquete, vôlei, em geral gosta de todos, torce pelo sucesso dos brasileiros nas olimpíadas. O esporte faz parte da sua vida, o Vera Cruz é o coração e ambos é a sua alma.
Porquinho, considera sendo uma pessoa tranqüila que gosta das coisas corretas. Dentro de campo o coração às vezes fala mais alto que a razão. Hoje sua vivencia lhe permite ir rapidamente da tempestade para a bonança, não fica lamentando e procura logo resolver a situação. Porquinho gosta muito da sua família e sempre que possível gosta de reunir os familiares e amigos num bom churrasco.
Este é mito!!!! Parabens pela dedicação no clube Vera Cruz.... Zoio!!!
ResponderExcluir