terça-feira, 26 de maio de 2020

ENTREVISTA: “CAFÉ COM O TÉCNICO DA METROPOLITANA” ABRE O QUADRO COM A PARTICIPAÇÃO DO TÉCNICO LUCIÃO DO UNIDOS VILA OLÍMPIA FC.

Seguimos com o quadro de entrevistas “Café com o técnico da Metropolitana” com os técnicos das equipes da XXI Copa Metropolitana de Futebol Amador de Campinas “Libertadores do Interior”.

O nosso convidado é Carlos Lúcio de Souza “Lucião”, 53 anos, natural de Florida Paulista interior de São Paulo, funcionário público, técnico do Unidos Vila Olímpia da cidade de Campinas.

Amador News Campinas: Olá, Lucião! Bom dia. É uma enorme satisfação tê-lo no “Café com o técnico da Metropolitana” e agradecer  por ter aceitado o nosso convite. Também agradecer ao pessoal da Adega do Gordão um dos apoiadores do Vila Olímpia por nos receber e conceder o espaço para realizamos o nosso bate-papo.

Lucião: Bom dia Valter. Em nome do Vila Olímpia agradecemos o convite para participar do quadro “Café com o técnico da Metropolitana”. E também agradecer a Adega do Gordão pelo apoio ao Vila Olímpia.

Amador News Campinas: Lucião quando foi sua chegada ao Vila Olímpia?

Lucião: Estou no clube desde 2006 quando fundamos o Vila Olímpia. De lá pra cá já fui presidente, diretor e agora técnico.

"Tenho profunda admiração pelo técnico Oswaldo Alvarez - Vadão”

Amador News Campinas: Lucião fala um pouco da sua carreira futebolista como técnico...

Lucião: Com o Vila Olímpia ganhei vários torneios, festivais e consegui o acesso para Série B do Municipal o ano passado. Com o Unidos do Flamboyant fui campeão da Série B da Liga Campineira em 2000 e vice com o Grêmio Café em 2001.

Amador News Campinas: Qual o seu técnico preferido ou que você se identifica?

Lucião: Tenho profunda admiração pelo técnico Oswaldo Alvarez “Vadão” pelo seu trabalho nos dois clubes de Campinas e pelo ofensivo time que montou no Mogi Mirim, que na época ganhou o apelido de "Carrossel Caipira", em referência ao mítico time holandês, que encantou o mundo na Copa do Mundo de 1974. Infelizmente ele faleceu ontem (segunda-feira 25/05). Vá em paz Vadão e que Deus dê o conforto a toda família e amigos

Amador News Campinas: Como técnico você tem carta branca para indicar as contratações e nas escalações?

Lucião: As contratações e a formação do elenco são amplamente discutidas em reunião com a diretoria. Como técnico sou soberano nas decisões. Tenho uma comissão técnica que me auxilia em tudo, e quando necessito de uma opinião é nela que busco tirar as duvidas.

Amador News Campinas: Você trabalha com uma comissão técnica, se sim quais os nomes e função?

Lucião: A comissão técnica é formada pelo competente Alexandre “Tina” que é o meu imediato “auxiliar técnico”, o nosso querido massagista Antonio com sua água milagrosa, os diretores, Gordão e Claudio “Brau” sempre ajudando na parte burocrática da partida com os documentos dos jogadores e também do presidente Leandro e do vice-presidente Webson que fazem um belo trabalho na logística das partidas.

Amador News Campinas: Como é semana para preparar o time próxima partida, o dia-a-dia?

Lucião: Nossa semana não é diferente dos demais clubes, são inúmeras mensagens para os jogadores, para sabemos os quais poderemos contar no final de semana. Outra parte da diretoria corre atrás dos valores que serão gasto com a logística e demais despesas. A semana passa tão rápida que quando abrimos os olhos já é o dia do jogo. Também realizamos reuniões com os jogadores uma vez ao mês ou quando achamos necessário.

Amador News Campinas: Em que momento da partida você fica mais nervoso: no início, durante ou no final?

Lucião: O futebol é pura paixão, não tem como ficar no banco de reserva totalmente tranqüilo, mesmo ganhado tem a sensação que a qualquer momento podemos sofrer o gol que poderá mudar a historia da partida. Só vou me tranquilizar com o final do jogo, ai o sentimento será outro, alegria porque vencemos ou de tristeza em caso de derrota.  

Amador News Campinas: Como se sente quando o seu time perde a partida?

Lucião: Quando perdemos fico triste isso é natural. Procuro analisar o jogo e buscar respostas para saber as causas da derrota. Se time jogou bem, pressionou o adversário, criou inúmeras oportunidades gol e a bola teimou não entrar é um sentimento triste pela derrota, porem de esperança que podemos recuperar na próxima partida. Quando o time é um desastre total em campo, não corresponde sendo facilmente engolido pelo adversário, a tristeza da o lugar ao sentimento de incompetência, essa derrota baixa a moral do grupo.  

Amador News Campinas: Você prefere trabalhar com jogadores veteranos ou com principiantes?

Lucião: Prefiro mesclar a experiência com a molecagem. Gosto de trabalhar com jogador experiente principalmente no miolo da zaga. Um jogador de meio-de-campo experiente que possa cadenciar o jogo. A molecada para dar aquela correria pra cima do adversário.

Amador News Campinas: Com o atual elenco o Vila Olímpia pode fazer boa campanha e brigar pelo título da Copa Metropolitana?

Lucião: Sim! Podemos fazer uma boa campanha. Somos um dos caçulas na Copa Metropolitana, fizemos um bom jogo diante do fortíssimo time do Mancha em Cosmópolis, jogamos de igual para igual, sofremos um pênalti no final da partida. Agora ser campeão é o sonho de todos os participantes. Só com a bola rolando que veremos quem fica com a taça.

Amador News Campinas: A torcida pode fazer a diferença ao longo da competição?

Lucião: Já vimos jogos sem torcida, ou torcida única, não tem graça. A torcida faz toda a diferença, ela incentiva os jogadores em campo, atormenta a vida do árbitro e dos adversários, ela esta ali pra isso, tenho certeza que a nossa torcida será fundamental na Copa Metropolitana.

Amador News Campinas: Como é o seu relacionamento com a torcida? Ela faz muita pressão sobre as suas decisões?

Lucião: Tenho um bom relacionamento com a torcida, contudo estamos falando de futebol, uma ciência que não é exata, me fala qual torcedor que concorda 100% com o técnico do time de coração. Os torcedores sempre vão cobrar algo mais, quer na escalação ou uma substituição, não sou imune as criticas, contudo amo eles por estarem sempre conosco.  

Amador News Campinas: Como você divide seu tempo entre a família e o futebol?

Lucião: Sou casado e tenho quatro filhos. Sempre dedico um dia de lazer com minha família. Eles me apoiam no futebol. Esse apoio é fundamental para eu seguir com time.

Amador News Campinas: Lucião como toda boa resenha o tempo voa e não percebemos. Estou muito feliz em entrevista-lo, percebi que você é uma pessoa simples e ama o que faz. Muito obrigado pela sua participação no quadro “Café com o técnico da Metropolitana” e agradecer a recepção show do pessoal da Adega do Gordão, que fica na Rua do Tênis na Vila Olímpia e desejar sucesso ao Unidos Vila Olímpia na Copa Metropolitana.

Lucião: Somo-nos da comunidade da Vila Olímpia que agradece sua presença aqui na Adega do Gordão. Parabenizá-lo pelo trabalho e a iniciativa do quadro de entrevistas aonde os técnicos podem conhecer um pouco a fundo o trabalho que cada um faz a frente de seu time. Você é um dos poucos que leva o futebol amador a sério divulgando não só as coisas relacionadas aos times de Campinas como também de toda região. Parabéns Valter, que Deus lhe abençoe sempre.

Nenhum comentário:

Postar um comentário