O time Sub-20 do Clube Esportivo Vila Formosa teve uma atividade diferente na noite da última sexta-feira (25). Jogadores e membros da comissão técnica da equipe que irá disputar a Taça Paulista Sub 20 de Futebol organizada pela Liga de Futebol Nacional do Brasil – LFNB, participaram de uma palestra com os árbitros e instrutores, Ronnie Brandt Romanini e Charles Paulo da Silva, realizada no auditório da Liga Campineira de Futebol.
Durante cerca de duas horas, Ronnie Brandt Romanini e Charles Paulo da Silva passaram detalhes das alterações nas regras de jogo, divulgadas pelo IFAB (órgão responsável por alterar regras de futebol), e que estão em vigor juntamente com os adendos suplementares nesta época de pandemia.
Entre as principais
mudanças, estão pontos sobre a mão na bola de forma acidental, infrações
cometidas na cobrança do pênalti, regras do impedimento e VAR. No VAR, ficou
decidido que, em todo lance de revisão que for interpretativo, o árbitro
precisará rever o lance no monitor à beira do campo.
Ronnie
explicou em detalhes a ação do VAR, um destes detalhes explorado pelo
palestrante foi que o árbitro poder conceber uma penalidade após o encerramento
da partida se o VAR foi acionado e a infração for detectada.
Por coincidência, esse fato
ocorreu na manhã seguinte, sábado (26), na partida da Premier League, Manchester
United x Brighton, Já com o jogo encerrado, após mão escandalosa na área, o
árbitro conferiu o VAR e deu pênalti a favor dos Diabos Vermelhos, que
converteram o gol com Bruno Fernandes, chegando à vitória.
“Toda informação é importante para nós, ainda mais neste período de pandemia, que temos mais tempo para aprender e evoluir”, destacou o técnico Diego Felix, ex-atleta profissional com passagem no futebol asiático. “E poder ter dois especialistas na área, nós passando os detalhes dessas mudanças na regra, é fundamental para não termos dúvidas quando os jogos retornarem”, completou o Diego.
Durval, Presidente da Liga Campineira de Futebol, acompanhou a palestra e comentou: “Muito importante os clubes de futebol levar conhecimento da regra e as alterações aos seus jogadores e comissões técnicas, isso facilita a vida dos árbitros, a Liga estará sempre a disposição dos clubes que queiram utilizar o auditório da entidade para esse tipo de evento.”
A competição ainda não tem uma data definida, segundo a presidente da Liga, Gislaine Nunes, vem tendo diversas conversas com a Secretaria de Esporte, Lazer e Juventude do Estado de São Paulo SEJL, visando o retorno das competições da entidade.
Assim que retornarem,
deverão acontecer com toda a segurança para todos os envolvidos: atletas,
comissões técnicas, árbitros e demais profissionais envolvidos na realização
das partidas. Sempre tomando cuidado para que não haja riscos de proliferação
do vírus.
Nenhum comentário:
Postar um comentário