sexta-feira, 9 de outubro de 2020

PERSONALIDADE: DE JOGADOR A DIRIGENTE: BAIANO FAZ ANIVERSÁRIO DE 56 ANOS NESTA SEXTA-FEIRA.

A sexta-feira (09/10) é de festa nos bastidores do Nóbrega. Em meio ao período de recesso causado pelo isolamento social devido à quarentena contra o novo coronavírus, Edílson Santos ou simplesmente Baiano, ex-jogador e agora vice-presidente do clube mais tradicional da região da Vila Padre Manoel da Nóbrega, comemora sua quinquagésima sexta primavera.

Edílson Santos é popularmente conhecido pelo apelido de Baiano, o engraçado que ele na verdade é Sergipano, natural de Cedro de São João, o maior produtor de carne-de-sol do Estado de Sergipe. Entretanto o pseudônimo lhe caiu muito bem, pessoa trabalhadora, simples, humilde, de bom coração, sempre pronta para ajudar o próximo, assim ele convive em perfeita harmonia com todos que estão ao seu redor.

Esportista que ama o futebol jogou na posição de goleiro em vários times da várzea da região, sempre tendo boas a atuações, seguro com bons reflexos, um “gato” de baixo da trave como diria o apresentador Tadeu Schmidt do Fantástico da Rede Globo.

Baiano jogou no Nóbrega de 2008 a 2009 em 2010 se tornou dirigente do clube. Entre outras equipes que defendeu estão: Canto da Vila, Parque dos Eucaliptos, Ypiranga, Jardim Londres, Campo Grande, Novo Horizonte, Santa Lucia, Boca Junior (Hortolândia), pelo veterano jogou no Corintinha do Parque Universitário, no máster pelo Nóbrega e Vila Perseu Leite de Barros.  

Após pendurar as luvas entre “aspas” Baiano segue no futebol exercendo varias funções. Ele é uma das pessoas que cuida do excelente gramado do campo, da conservação e manutenção da Praça de Esportes Maria Mãe do Povo, hoje uma das melhores da região de Campinas.

Sua vivencia na várzea lhe permite exercer inúmeras funções dentro de um clube de futebol, hoje, Baiano ocupa o cargo de vice-presidente do SE Nóbrega FC, um dos clubes mais antigos e tradicionais da região em atividade. Suas palavras ecoam com tom de sabedoria e conselho principalmente entre a geração mais nova.

Um comentário: