Raça, amor e tradição são os princípios que tornam o Internacional o time do povo. Entre os clubes da várzea da região é um dos mais tradicionais com de três décadas de existência. Completou no último primeiro de maio 32 anos de lutas e glorias.
Criado com a missão de difundir o futebol em forma de lazer na região do Jardim Amanda na cidade de Hortolândia, combatendo o racismo, agregando os valores morais e éticos, proporcionando saúde através de atividades físicas, mostrando a importância da família na vida de cada pessoa.
EC Internacional, raça, amor e tradição, o time do povo. |
Seu Sebastião Barreto de Mendonça ou simplesmente Seu Mendonça, foi o idealizador e um dos pilares da fundação do clube. Grande a entusiasta do futebol, tinha sonho de tirar a garotada das ruas em sua forma ociosa dando um motivo para buscarem seus objetivos na vida.
Tudo começou com Seu Mendonça organizou um mutirão convocando a molecada para ajudar na limpeza do terreno e a colocação das traves de madeiras, dando o inicio a historia do Esporte Clube Internacional do Jardim Amanda.
Após algumas resenhas com a garotada, Seu Mendonça, Seu Vicente (in memoria), Seu Delmario, deram no dia primeiro de maio de 1988 a fundação do clube que recebeu o nome de Internacional após uma votação entre os meninos. As cores azul, preto e branco são uma homenagem ao Inter de Milão, que na época ganha tudo.
Uma das peculiaridades foi a sua primeira camisa, sem condição para comprar um conjunto de uniforme, todos os garotos providenciaram cada um uma camisa branca (tipo Hering) e os números foram confeccionados através da caneta esferográfica, assim a equipe fez o seu primeiro jogo oficial.
Nos primeiros anos de vida o clube disputava apenas amistosos, torneios e festivais, principalmente contra as equipes de Monte Mor, pela aproximação da divisa com aquela cidade. Com a emancipação de Hortolândia, 19 de maio de 1991 (29 anos), e a criação da Liga de Futebol Hortolandense, o clube passou dos amistosos para disputar as principais competições do futebol não profissional da região.
Muitos bons atletas vestiram a camisa do Inter, podemos dar ênfases para os eternos atacantes, Ronaldinho “Saci” e Nikimba, artilheiros natos, esse dois estão com seus nomes gravados no hall da fama dos grandes jogadores de futebol da região. Entre as personalidades que fazem parte da historia co clube estão o Seu Mendonça, eterno presidente, Tonhão, Professor Nelson, Nivaldo Messias, Anézio, Seu Dito e Seu João, pessoas que merecem todo o respeito da comunidade futebolista da região
“Velha
guarda diretores, Seu João, Seu Antônio, Seu Dito e Seu Mendonça”
A torcida organizada “Torcida Inter” sempre junto com time nos jogos dando o apoio e fazendo uma festa sensacional no alambrado. Além do apoio ela faz parte do projeto Roda de Samba, tem como idealizadores: Nego, Fernando, Olímpio, Betão, Marcelo, Tatão, entre outros. Dentro de campo o atacante Washington vem sendo o grande destaque da equipe nas ultimas temporadas.
A receita do clube se dá através do programa sócio torcedor, da venda da nossa marca através de camisas, bonés, canecas e a divulgação/parceria com comerciantes locais, em especial ao patrocinador máster João Bomba da Retifica Marte.
A meta é seguir com o trabalho, montando bons elencos, disputando grandes jogos, grandes campeonatos e no futuro próximo montar um projeto social com a garotada do bairro e, dando continuidade as ações sociais de arrecadação de alimentos e produtos que façam a diferença na vida das pessoas que mais precisam. O Inter é o time do povo.
Nenhum comentário:
Postar um comentário