quarta-feira, 23 de setembro de 2020

DURVAL, O FUTEBOL DE VÁRZEA É UM IMPORTANTE INSTRUMENTO SOCIAL.

Campinas possuiu campos de futebol espalhados pelos quatro cantos da cidade principalmente na periferia onde os acessos aos grandes eventos de entretenimento são inacessíveis nestas comunidades. O futebol ganha papel importante para suavizar a falta destes eventos como forma de lazer e diversão.

O futebol de várzea ainda prevalece nos bairros e comunidades periféricas como essencial ferramenta de sociabilidade e opção para muitos jovens que sonham em voar mais alto, jogando em times profissionais ou, até mesmo, atuando como árbitros.

O futebol de várzea como lazer de fim de semana, age de forma impactante na vida e no bem-estar de muitas pessoas. Proporcionando uma forma de lazer saudável através da atividade física aos atletas, uma forma de diversão para quem assiste (torcida) e de rever os amigos, fonte de renda com os comércios informais e de ambulantes ao redor dos locais dos jogos.  

“Está comprovado que o futebol é um meio eficaz para melhorar ou manter a saúde e sua prática desde a infância permite desenvolver não só qualidades físicas senão que também psíquicas e morais”

Um campo de futebol de várzea também é palco de grandes partidas, momentos de alegria, espaço de integração e, quem sabe até, celeiro de grandes atletas. A forma mais popular de lazer está na várzea, um acontecimento comunitário movimentando campeonatos independentes, sendo alguns times com mais de cinqüenta anos de tradição.

E é nesses campos de futebol de várzea que os árbitros atuam para realizar o sonho de apitar jogos do futebol profissional. São homens e mulheres que, em busca de seus objetivos, se movimentam pelas cidades. Eles e elas conduzem os jogos, intermediando as paixões de outros atores vinculados a essa prática esportiva e cultural.

É preciso uma legislação mais cabível para efetivar o esporte como fator de inclusão social permitindo as comunidades principalmente as localizadas na periferia de Campinas o acesso aos eventos esportivos e culturais, garantindo a essa população a igualdade e auto-estima de ser campineiro.

Um comentário: