segunda-feira, 20 de julho de 2020

FUTEBOL AMADOR: GALÍCIA, AMIZADE, FUTEBOL E 19 ANOS DE HISTÓRIA.

Baseado na amizade, cultivada desde sua fundação, o Galícia Esporte Clube é uma equipe amadora com sede no Jardim Aeroporto, região sudoeste de Campinas, fundado em 05 de maio de 2001. Um dos mais tradicionais clubes do Distrito do Ouro Verde com muitas histórias pra contar.

Galícia EC campeão invicto do Campeonato Municipal de Futebol Amador – Série C 2019
O que era pra ser apenas uma brincadeira com os amigos jogando futebol aos domingos tarde, se transformou em algo muito sério e profissional. Raimundo, Zeca, Édio, Roberto Leitoa e Jack Laffit foram os idealizadores e fundadores do Galícia EC.

“A amizade… Nem mesmo a força do tempo irá destruir. Somos verdade”.

O clube foi batizado com o nome de Galícia região ao norte de Espanha cujo capital é Santiago de Compostela. Galícia também é um dos mais tradicionais clubes baianos, historicamente ligado à colônia galega de Salvador, foi o primeiro tricampeão baiano de futebol, o que é ainda motivo de orgulho para o clube e os torcedores.

Cícero com raiz nordestina foi o primeiro técnico da equipe, sugeriu o nome de Galícia aos idealizadores que aprovaram e batizaram o clube com o nome proposto pelo técnico. As cores do primeiro uniforme foi o preto, vermelho e branco. O segundo uniforme passou a ter a cor verde limão na sugestão do Seu Francisco, pai de um dos fundadores, e essas cores segue até hoje como oficiais do clube.

"Seu Francisco, torcedor símbolo do Galícia"

Galícia tem como a mascote o Galo das Cores. Galo porque é um time bom de briga e luta até o fim. Das Cores devido às quatro cores do uniforme do clube.  

Em quase duas décadas de muito futebol, bons jogadores passaram e fizeram o engrandecimento da historia do clube. Thiago Antônio, Richardson, Ricardo (Magrelo), Sandro (Deda), Adilson (Bomba), Adriano Bispo, William Aleixo entre outros.  

Dentre as personalidades estão o Rogério Ramos (Rogerinho), Luciano Amaral (Tiba), Alexsandro (Abobrinha), Douglas Amélia (Douguinha), Robson Monteiro (Binha), Jack Laffit, Alex Martins (Belo), Márcio Martins, Wellington Antônio (prego), Adriano Cardoso (Negrett), certamente poderíamos citar muitas outras. 

Galícia também é conhecido como colecionador de títulos, ao longo dos 19 anos, conquistou inúmeros campeonatos, em 2007 foi campeão do Campeonato Amador de Futebol da Segunda Divisão (LCF), em 2011 foi campeão da Copa Brasil Galerani (LCF), em 2017 foi campeão da Copa Ases (Lirecamp), em 2019 foi campeão invicto do Campeonato Municipal de Futebol Série C e campeão da Copa Sul Campo Belo e Região, entre outras conquistas e vice-campeonatos.

Um dos fatores que fazem do Galícia ser um clube vencedor esta na forma que é administrado. Sua diretoria é estritamente profissional. São doze diretores, sendo um presidente, um vice-presidente, um diretor de esportes, um diretor técnico, um diretor administrativo, um diretor financeiro e seis conselheiros.

O atual elenco é comandado pelo catedrático e estudioso técnico Givanildo Veloso “Nego”, um dos mais conceituados na região do Ouro Verde. Entre os atletas podemos dar ênfase ao Maciel, um jogador de boa qualidade técnica, raça indiscutível e humilde.  

O Galícia tem orgulho da sua torcida, no inicio era apenas amigos e familiares, hoje são inúmeros simpatizantes que acompanham os jogos do clube. Se tornando uma forte fonte de receita com as vendas de camisas e outros produtos com a marca oficial do clube.

Nenhum comentário:

Postar um comentário