domingo, 7 de junho de 2020

FUTEBOL AMADOR: UNIDOS DA VILA – A HISTÓRIA DE UM CAMPEÃO

Unidos da Vila completa 18 anos de futebol e ações sociais. Um clube que nasceu para ser grande em todos os sentidos, quer no futebol com suas conquistas e ou na sua capacidade de interação e contribuição social a população da cidade de Sumaré, sobretudo às comunidades e bairros da região do Picerno.

O futebol é um dos meios de entretenimento mais popular do mundo, não precisa muito para praticá-lo, apenas iniciativa e uma bola. Seguindo a linha de pensamento um grupo de amigos do Parque Rosa e Silva, Sumaré interior de São Paulo teve a iniciativa de formar um time com o intuito de preencher a lacuna que existia em seus fins de semana.

Unidos da Vila campeão da Copa Metropolitana 2019
Toda brincadeira organizada logo se torna seria. No dia 2 de junho de 2002, o time sem nome recém formado foi convidado para participar do torneio de futebol que ocorria aos domingos no Jardim Conceição, na cidade vizinha de Nova Odessa. Os jovens toparam sem hesitação. Entretanto os organizadores precisavam do nome do time para formular a tabela de jogos. Vários nomes surgiram o que ganhou força foi Unidos que simbolizava a união do grupo.  “Vamos para o torneio e vamos ganhar, o Jardim Conceição vai conhecer o nosso time”, comentou um dos jovens.

O Unidos logo ganhou notoriedade entre os times que participavam dos torneios, sendo chamado cariosamente de Unidos do Conceição.  A fama do time passou atrair os olhares de muitos jogadores da região querendo um lugar no grupo. Em 2003 o time se inscreveu na Segunda Divisão do futebol amador de Nova Odessa, contudo o time oriundo do Parque Rosa e Silva, Sumaré, não poderia participar, para contornar o entrave agregou de vez o nome de Unidos do Conceição.

Com time ajustado e bem entrosado as vitorias foram surgindo avançando até a final onde conquistou o seu primeiro titulo, campeão da Segunda Divisão de Nova Odessa. No ano seguinte o time estava na elite, com uma campanha quase perfeita surpreendeu chegando à final, dessa vez ficou vice-campeão, o feito repetiu em 2005. Falta à cereja do bolo, ela veio em 2006 quando o time foi campeão.

A fama adquirida veio agregada dos olhares de inveja dos demais clubes. “Os caras não são daqui, atravessam a ponte para vir em Nova Odessa ganhar da gente, isso não pode, o campeonato é para time da cidade e não do Picerno.” Essa frase foi o estopim da imigração do Unidos do Conceição para Unidos do Picerno.

Em 2007 iniciou a conversações com o João Gaspar, Secretario de Esportes de Sumaré. A principal reivindicação do grupo era transformar o campo de terra batida existente no Picerno em uma Praça de Esportes. Prefeito José Antônio Bacchim juntamente com João Gaspar depois de inúmeras reuniões fecha o acordo para o início das obras para transformar o local em um espaço de lazer para toda comunidade do Picerno e adjacência.

No mesmo ano o time faz sua imigração de volta para Sumaré. Inscreve-se para disputar a seletiva de acesso para Terceira Divisão com o nome de Unidos da Vila também passando a ser conhecido como UDV ou Unidos do Picerno.

“Fúria Azul, uma das maiores torcida do interior paulista”

Com a espinha dorsal e o bom entrosamento que levou a ganhar tudo na cidade vizinha, o Unidos da Vila não teve dificuldades na seletiva sendo campeão e assegurando sua participação na Terceira Divisão aonde se tornaria campeão invicto e ganhando o direito de participar da segundona no ano seguinte

Em 2008 o papa tudo do Picerno mostra sua força dentro de campo. As seguidas vitórias colocam o time para fase de mata como favorito ao titulo. O Favoritismo se confirma e novamente invicto o Unidos da Vila é campeão da Segunda Divisão, entrando no hall dos clubes da elite do futebol amador sumareense. Com os resultados positivos e fama de ganhar tudo que disputa, UDV logo passa ganhar simpatizantes e dar inicio a sua legião de torcedores.

UDV disputa em 2009 a Copa Ouro, competição que conta com os principais clubes bem colocados das três divisões, uma espécie de “Copa do Brasil” guardada as proporções. Em um déjà-vu o Unidos da Vila ganha a Copa Ouro tornando-se bi-campeão com a conquista no ano seguinte.

Unidos da Vila campeão da Primeira Divisão de Sumaré 2016
Também em 2009 faz sua estréia na elite do futebol não profissional de Sumaré. Em seus jogos já agregava um número expressivo de torcedores passando a ser chamados de Fúria Azul pela fidelidade aos jogos do Unidos da Vila. Em campo mesmo com boa campanha o time terminou sua participação nas quartas de finais. Campanha que se repete em 2010.

Já com o status de time grande, o Unidos da Vila busca o seu primeiro título na Primeira Divisão. Em 2011 faz sua melhor campanha ficando há um jogo da final, terminando o campeonato na terceira posição e na Copa Ouro, o tri-campeonato não veio com a derrota na final.

Vêm os campeonatos de 2012/13 o Unidos da Vila termina ambos na fase de oitavas de final. Em 2014 fica de novo a uma partida da grande final, perdendo a semifinal. Em 2015 em uma campanha irregular o time avança para quartas de final, mas não segue adiante.

Chega 2016. O time do Picerno entra determinado na conquista do titulo da primeirona. A cada vitória o time aproximava do objetivo. Fora de campo a festa da Fúria Azul segue agregando a cada jogo mais torcedores. Na final, UDV vence o Virgílio Basso por 3 a 1 e se sagrou campeão da 1ª divisão do Campeonato Amador de Sumaré.

Com o sonho realizado o Unidos da Vila entra para galeria dos clubes campeões da elite de Sumaré. Em 2017, mesmo tendo o status de campeão a equipe em campo não repete a mesma performance e deixa o campeonato na fase de quartas de final.

Em 2018 o time disputa pela primeira vez a Copa Metropolitana, principal competição regional do interior paulista. Com o status de campeão sumareense em 2016 o time faz uma campanha sensacional chegando à grande final diante do Parque Brasília da cidade de Campinas. Mesmo decidindo em casa e contando com apoio maciço da sua torcida (Fúria Azul) que lotou o Centro Esportivo a equipe acabou perdendo pelo placar 2 a 1 ficando com o vice-campeonato.

Fúria Azul um show na arquibancada
Na Primeira Divisão faz boa campanha dando a sensação que poderia conquistar pela segunda vez a elite sumareense, contudo a derrota na semifinal tirou o sonho do bi-campeonato.

Veio ano dourado de 2019. Com a experiência de ter chegada à final o Unidos da Vila participa novamente da Copa Metropolitana. Faz uma campanha irretocável na fase de grupo e encontra um velho conhecido na semifinal, Parque Brasília, vence em Campinas por 2 x 1, o jogo de volta foi no campo do Picerno que recebeu um publico sensacional, o UDV impõe uma goleada, 4 x 1, chegando à final. De novo o Centro Esportivo é o palco da decisão, após empate 1 a 1 no tempo regulamentar o Unidos da Vila vence nos pênaltis o São Fernando da cidade de Santa Bárbara D’Oeste se tornando Campeão da Copa Metropolitana.

Após a conquista da Copa Metropolitana o Unidos da Vila inicia sua participação na Primeira Divisão, faz uma campanha invicta na fase de grupos chegando à final diante do Nacional (Nova Veneza), tudo indicava que poderia ser campeão, saiu na frente no marcador, mas tomou a virada e viu o titulo escapar entre os dedos ficando com o vice-campeonato, entretanto 2019 foi um ano dourado.

O Unidos da Vila mantém juntamente com a prefeitura municipal de Sumaré projeto social que atente crianças e adolescentes na escolinha de futebol. Proporcionando de segunda a sexta-feira aulas que são ministradas por professores cedido pela prefeitura. O projeto ainda conta com ajuda dos comerciantes locais que juntamente com o UDV fornecer os equipamentos utilizados nas aulas entre outras coisas necessárias para o bem estar das crianças e adolescentes

Recentemente o UDV mantém a campanha de arrecadação de cestas básicas, alimentos e produtos de limpeza e higiene para suprir as necessidades de famílias da região do Picerno devido a pandemia do coronavírus (COVID-19).  As campanhas do time dentro e fora de campo mostram que não é só futebol é lutar pelas idéias e por uma vida melhor sem pedir nada em troca.

Nenhum comentário:

Postar um comentário