quinta-feira, 7 de maio de 2020

ENTREVISTA: “CAFÉ COM O TÉCNICO DA METROPOLITANA” ABRE O QUADRO COM A PARTICIPAÇÃO DO TÉCNICO TUIU DO ESMERALDA.

Seguimos com o quadro de entrevistas “Café com o técnico da Metropolitana” com os técnicos das equipes da XXI Copa Metropolitana de Futebol Amador de Campinas “Libertadores do Interior”.

O nosso convidado é o técnico do Unidos do Esmeralda da cidade de Santa Bárbara D’Oeste, Luiz Feitoza “Tuiu”, 45 anos, natural de Americana interior de São Paulo, aposentado. Tuiu é o técnico mais requisitado na região que compreende Americana, Limeira e Santa Bárbara D’Oeste.

Amador News Campinas: Olá, Tuiu! Bom dia. É uma satisfação enorme recebê-lo no “Café com o técnico da Metropolitana” sendo o nosso terceiro entrevistado. Também agradecer o pessoal do Boteco Du & Dundum pela recepção e pelo espaço para realizamos o nosso bate-papo.

Tuiu: Bom dia Valter, primeiro é uma satisfação estar aqui com você, batendo um papo. Segundo, parabenizá-lo pelo quadro “Café com o técnico da Metropolitana” onde podemos falar um pouco do nosso cotidiano no time de futebol. E por último agradecer de coração o pessoal do Boteco Du & Dundum por acreditar no Unidos do Esmeralda.

Tuiu: O Vanderlei Luxemburgo da Várzea!
Amador News Campinas: Tuiu quando foi sua chegada ao Unidos do Esmeralda?

Tuiu: Cheguei ao Unidos do Esmeralda em dezembro de 2016, fizemos o planejamento para o ano seguinte, em 2017 fiz a minha primeira partida oficial no Campeonato Amador de Santa Bárbara D’Oeste.

Amador News Campinas: Tuiu fala um pouco da sua carreira futebolista como técnico...

Tuiu: Há tempo estou seguindo a carreira de técnico de futebol.  Identifico-me bem com esse cargo lidando com os atletas. Como técnico foram muitos títulos pela região. No Unidos do Esmeralda fui campeão da primeira divisão barbarense em 2017, onde o clube comemorou o tri-campeonato consecutivo. Só de curiosidade, este ano (2020) já fui campeão em Americana.

Amador News Campinas: Qual o seu técnico preferido ou que você se identifica?

Tuiu: Identifico-me muito com o Vanderlei Luxemburgo. Um técnico que não tem trava na língua fala o que pensa. Dentro de campo usa da psicologia para extrair o melhor de seus atletas, estrategista e estudioso, pra mim um dos melhores do mundo da bola.

"Tatu será insubstituível!"

Amador News Campinas: Como técnico você tem carta branca para indicar as contratações e nas escalações?

Tuiu: A carta branca é a minha liberdade de expressar, opinar e decidir quem joga ou não, essa liberdade é dividida com minha comissão técnica. As contratações são feitas pela diretoria, algumas são minhas indicações, outras o clube contrata direto, porém recebo o suporte para ter-los aptos para jogar sem ficar esquentando a cabeça.

Amador News Campinas: Você trabalha com uma comissão técnica, se sim quais os nomes e função?

Tuiu: No Unidos do Esmeralda sempre tive ao meu lado a presença meu eterno auxiliar técnico, Zé Maria “Tatu”, que infelizmente no fim do ano passado Deus levou. Tatu era de tudo um pouco, auxiliar, massagista, colocador de faixa no alambrado, patrocinador, etc... Fomos campeões juntos no Esmeralda e no São Roque (Americana) o ultimo seria 15 dias antes de ele partir com o Cidade Jardim sendo campeão da Segunda Divisão em Americana.

Hoje a diretoria está trabalhando atrás de um auxiliar para nossa equipe, indiquei alguns nomes. Entretanto Tatu será insubstituível!

Amador News Campinas: Como é semana para preparar o time próxima partida, o dia-a-dia?

Tuiu: Semana passa rápido, quando percebemos já estamos no dia do jogo. São vários telefonemas e mensagens no whatsapp com cada um dos atletas ao longo da semana e muita conversa com a diretoria, assim vamos conciliando o dia-dia com a ansiedade do jogo.   

Amador News Campinas: Em que momento da partida você fica mais nervoso: no início, durante ou no final?

Tuiu: A semana é crucial para temos uma previsão com quem iremos contar no dia da partida. Justamente nas horas que antecede o inicio do jogo, são as horas que fico muito nervoso. Fico meio alucinado com minha adrenalina a mil. Cada jogador que chega no vestiário ela vai baixando, no time amador temos uma idéia de escalação para enfrentar cada adversário, porém nem sempre todos os jogadores relacionados aparecem isso é um martírio. Mais eu gosto disso.

Amador News Campinas: Como se sente quando o seu time perde a partida?

Tuiu: Não tenho vergonha quando meu time perde. Pois sei que, se ele perdeu, foi porque o outro time jogou melhor ou foi mais feliz nas finalizações. No Brasil a cultura é sempre culpar o técnico pela derrota isso tira um pouco o meu sono quando sou derrotado.

Amador News Campinas: Você prefere trabalhar com jogadores veteranos ou com principiantes?

Tuiu: “Aprendi que maturidade tem mais a ver com o tipo de experiências que se teve e o que a pessoa aprendeu com elas do que com o número de aniversários que o sujeito celebrou.” William Shakespeare. Em cima desta frase espelho minhas convicções em relação à formação do elenco. Procuro mesclar esse tipo de maturidade com a juventude.

Amador News Campinas: Com o atual elenco o clube pode fazer boa campanha e brigar pelo título da Copa Metropolitana?

Tuiu: O Unidos do Esmeralda é brasileiro! Não se contenta com o segundo lugar. Montamos um elenco para chegar, mesmo perdendo a primeira partida a confiança no time montado pelo presidente Mineiro segue inalterada.

Amador News Campinas: A torcida pode fazer a diferença ao longo da competição?

Tuiu: A torcida do Unidos do Esmeralda é o pulmão do time. Uma torcida eloquente e apaixonada, canta e pula na arquibancada, não se cansa pelo contrario carrega o time no colo se for preciso. Torcedor de verdade não acompanha o time em troca de cerveja, torce por um só, veste com o coração o manto sagrado do clube. Cara! A torcida organizada “Fanáticos do Esmeralda” é muito deferente das demais que presenciei em 28 anos que tenho como técnico é de longe a mais apaixonada do que muitas de times profissionais. Difícil vê igual na região.

Amador News Campinas: Como é o seu relacionamento com a torcida? Ela faz muita pressão sobre as suas decisões?

Tuiu: Minha relação é das melhores possíveis, tem os que me amam como tem os que me odeiam. Entretanto dificilmente em Santa Barbara D’Oeste um técnico ficou tanto tempo no comando de uma mesma equipe, estou a quase quatro anos interruptos, sinal que fui aprovado.

Amador News Campinas: Como você divide seu tempo entre a família e o futebol?

Tuiu: Minha família sempre me apoiou no futebol, tenho dois filhos, uma menina de 9 anos e um menino de 23 anos que hoje também joga no Esmeralda. Moro em Americana cidade vizinha de Santa Barbara D'Oeste. Agradeço a Deus pelas coisas boas da vida, mas todo o dia manifesto a minha gratidão, sobretudo, pela família abençoada que tenho. Sempre me apoiaram, pois passei por momentos difíceis em 2014 (câncer) e foi na beira de campo que eu esquecia tudo, cheguei a comandar um time usando fraldas geriátricas em 2014 e minha família sempre ali ao meu lado.

Amador News Campinas: Tuiu quero te agradecer pela entrevista, pelos relatos pessoais que deram vitorias em sua vida, somente com fé em Deus poderiam ser alcançadas. Também agradecer o presidente Mineiro pela presença e pelo apoio da logística, ao pessoal do Boteco Du & Dundum, que fica na rua Taubaté - Cidade Nova 2, Santa Bárbara D'Oeste, pela espetacular recepção e desejar sucesso ao Unidos do Esmeralda na Copa Metropolitana.

Tuiu: Primeiramente quero agradecer a confiança depositada em mim pelo presidente Mineiro neste quase quatro anos como técnico do Esmeralda. Mineiro pode ter um jeito meio estourado, mas no fundo é um garoto, sempre me dando apoio. Agradecer a torcida que faz a diferença na arquibancada. Agradecer ao pessoal do Boteco Du & Dundum pelo apoio ao clube e pela recepção. Parabenizar a iniciativa do quadro “Café com o técnico da Metropolitana”, o futebol amador precisa disso. A mídia em geral não dá espaço, não fala do nosso futebol como deveria falar, somos o verdadeiro futebol raiz, e juntos somos gigantes.

Nenhum comentário:

Postar um comentário