quarta-feira, 29 de julho de 2020

FUTEBOL AMADOR: FLAMENGO CELEBRA 44 ANOS DE FUNDAÇÃO

Com suas cores inspiradas no Clube de Regatas do Rio de Janeiro, hoje o Clube Recreativo Flamengo tem forte tradição na várzea e nas categorias de base na região metropolitana de Campinas.

Clube Recreativo Flamengo, também conhecido como Flamengo Santa Mônica ou Flamenguinho é um clube de futebol tradicional e popular situado no Jardim Santa Mônica região Norte de Campinas, fundado em 24 de julho de 1976, suas cores são vermelho e preto e seu mascote é o "Urubu".

Flamengo campeão da Copa Cidinho Mariano - 2015
Seu Antônio de Bessa e Silva liderou o grupo de amigos da Rua João Ronzela no Jardim Santa Mônica, Campinas, que tinha incomum a paixão pelo futebol e pelo Flamengo do Rio de Janeiro e para estreitar essa paixão resolveu fundar uma versão do clube carioca em solo campineiro.

Da fundação aos dias atuais o clube se tornou um celeiro de craques. Suas categorias de base são referências, estruturadas e muito bem administradas, são exemplo para muitos clubes profissionais. Além disso, o rubro negro desenvolve juntamente com a prefeitura um projeto social com sucesso voltado para as crianças carentes da região.

O rubro negro é um colecionador de títulos nos campeonatos das categorias de base organizados pela Liga Campineira de Futebol. Isso atrai muitos meninos e adolescentes que chegam ao clube com o sonho da fama e com o dinheiro, e enxergam no futebol o único caminho possível para o sucesso, mas não sabem da grande dificuldade que existe no início dessa jornada, na qual uma minoria atinge a carreira profissional.

Edison Fernandes Canela “Tatu” explica que para treinar ou jogar nas categorias de base do Flamengo, o menino deve está matriculado e ter boas notas na escola. “Estamos preparando os nossos atletas para que se tornem cidadãos de bem e comprometidos no meio em que vivem.”

"Flamengo Sub 14, campeão da Copa Futuros Craques 2019"

A equipe Sub 14 conquistou no segundo semestre 2019 a Copa Futuros Craques, competição organizada pela Liga Campineira de Futebol, vencendo na final o Shalk 09 FC pelo placar 1 a 0, no Estádio Moisés Lucarelli. Em 15 jogos o Flamengo venceu dez, perdeu três e empatou duas. 

Renan Pereira Muniz Oliveira (Renanzinho) é um dos jogadores que passou pelas categorias de base do Flamengo Santa Mônica, disputou e se destacou na Copa São Paulo de Futebol Junior de 2019 pelo Guarani Futebol Clube. Renan é um dos exemplos que o futebol da base rubro negra trabalha sério e com profissionalismo.

Renan Pereira Muniz Oliveira (Renanzinho) é um dos jogadores que passou pelas categorias de base do Flamengo Santa Mônica
Renan é apenas um dos atletas dentre muitos que passaram pelas categorias de bases clube do Jardim Santa Mônica. O atual elenco do time principal (amador) que disputa os principais campeonatos de futebol de várzea de Campinas e região é formado aproximadamente por 80% dos jogadores vindo da base do clube.

Renan, terceiro da direita pra esquerda agachado 
Flamengo chegou a cinco finais do Campeonato Amador de Futebol da Serie A promovido pela LCF se tornando campeão em 1995 e 2001. Também foi duas vezes campeão da Copa Cidinho Mariano, 2014 e 2015. Pelas categorias de base o clube reúne inúmeras conquistas nos campeonatos organizados pela LCF e pela Prefeitura dentre outras competições que o rubro negro eventualmente participa.


Categoria de base do Flamengo também foi responsável pela primeira formação do jogador José Dyonísio do Prado “Dyonísio” que se profissionalizou na Ponte Preta com passagem pelo Vitória da Bahia. Dyonísio, após encerrar sua carreira no profissional retornou ao Flamengo, onde disputou a tradicional Copa Metropolitana de 2012 pelo clube rubro-negro do jardim Santa Mônica. 

Atual diretoria é composta pela Presidente, Cassius Clay Bernardes, pelo Vice-Presidente, Amadeu Fortunato, Tesoureiro, Erinaldo Figueiredo, Secretaria, Cristiane Barcia Bernardes e pelo Diretor de Esportes, Jackson Sidney. O elenco do time principal (amador) tem o professor Sebastião Alves como técnico da equipe.

O Flamengo como o seu xará de maior expressão nacional tem uma legião de torcedores, fanáticos e simpatizantes, em dias de jogos tanto na praça de esportes Orestes Laércio Aulicínio recentemente transformada em Arena como nos jogos em outras praças esportivas atrai uma multidão pessoas. Flaconha é a principal torcida organizada que acompanha o rubro negro em todos os jogos.

Ser rubro-negro é tremer, suspirar ou até chorar quando a bola insistir em não entrar! Ser rubro-negro é não desistir! Ser rubro-negro é ter fé suficiente, não só para mover montanhas como também países, continentes e planetas. Ser rubro-negro é vibrar, cantar, gritar e apoiar o time o tempo todo. Ser rubro-negro é esquecer-se de tudo quando gritar GOOOLLL!!! Explica um dos lideres da Flaconha.

Nenhum comentário:

Postar um comentário